segunda-feira, 9 de junho de 2014

Diario de Paulo : Gratidão


Já falei algumas vezes, sobre GRATIDÃO.
Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
Posso citar alguns bons pensadores, William Shakespeare, Epicuro e tantos outros falam da importância da gratidão.

Agora, o que seria gratidão na sua ampla pluralidade?
Quero dizer, que gratidão está co-relacionado com a felicidade, já que gratos estamos reconhecendo para nos e para todos, que aquilo ou certa pessoa nos fez bem, á tal ponto de sermos gratos.
A vida pode ser transformada através da gratidão e isso só sabe quem pratica de coração aberto este ato.
Posso dizer mais... Que gratidão é uma oração interna, que se faz transpassar, do interno para o externo.
Dizem alguns que gratidão é memoria do coração, mas coração não tem memoria. Embora ambos estão co-relacionados. Já que a memoria provoca a lembrança e a lembrança, provoca o sentimento. Sendo assim, grato. A gratidão é um conjunto de vários sentimentos: amor, ternura, amizade... É o reconhecimento de que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria condição.

Mas é importante não confundir gratidão com bajulação ou lisonjas, com servilismo. Não há hierarquia na gratidão, não há diferenças. Sentir-se grato, com um sentimento constante de dívida impagável, pode não ser muito saudável. A gratidão é sempre boa na medida da alegria que a acompanha. E a angústia de uma dívida constante carece de alegria.

Cultive a gratidão

A gratidão te lembra das coisas positivas da vida. Faz você feliz com as pessoas e situações em sua vida, sejam eles pessoas queridas, uma pessoa que conheceu que foi atenciosa com você, ou mesmo um bem-te-vi que canta em sua janela.

A gratidão te lembra do que é realmente importante. É mais difícil reclamar sobre as pequenas coisas quando você é grato por seus filhos estarem vivos e saudáveis. É difícil se estressar com as contas a pagar quando você é grato pelo teto sobre sua cabeça.

A gratidão faz você agradecer aos outros. O simples ato de dizer "obrigado" a alguém pode fazer uma grande diferença na vida dessa pessoa. As pessoas gostam de serem apreciadas por quem elas são e pelo que fazem. Não custa nada, mas faz alguém feliz. E fazer outra pessoa feliz vai fazer você feliz também.
A gratidão transforma o negativo em positivo. Seja grato por ter desafios. Seja grato pois você pode aprender com estes desafios. Seja grato pelos desafios fazerem de você uma pessoa mais forte.

Meu imediatismo de buscar mais sobre a gratidão, acabei encontrando uma palestra incrível de um Monge...


O monge beneditino David Steidl-Rast O monge beneditino David Steindl-Rast foi um dos primeiros sacerdotes católicos romanos a participar ativamente do diálogo cristianismo-budismo. É autor de The Ground We Share, uma obra sobre a prática cristã e budista, escrita com Robert Aitken Roshi. Entre seus outros livros está Gratefulness, the Heart of Prayer and Deeper Than Words. Sua obra mais recente é 99 Blessings, uma coletânea de preces para o leitor comum. Desde 1953, Irmão David é monge do mosteiro beneditino Mount Saviour, em Nova York. Ele divide seu tempo entre a contemplação como eremita, a escritura e a leitura. É cofundador da gratefulness.org.


E você irá ficar muito grato, por esta palestra...




Meditação: Pequenas sugestões para um dia-a-dia com mais gratidão

Medite com gratidão. Somente uns 2 ou 3 minutos pela manhã para lembrar por quem ou pelo que você é grato. Você só precisa fechar seus olhos e silenciosamente pensar nas coisas e pessoas que tem a agradecer por fazerem parte da sua vida.

Diga obrigado. Quando alguém faz algo de bom para você, ainda que algo pequeno lembre-se de agradecer. E realmente seja agradecido.

Enxergue diferente o "negativo" em sua vida. Há sempre duas maneiras de olhar para alguma coisa. Muitas vezes passamos por algo negativo, estressante, perigoso, triste, difícil. Os problemas podem ser vistos como oportunidades para crescer, para ser criativo, para aprender, para mudar. A mesma coisa pode ser olhada de uma forma mais positiva. É uma ótima maneira de se lembrar que há o lado bom em quase tudo.

Veja qualidades nas pessoas. Tente se concentrar nas qualidades das pessoas ao invés de seus traços negativos. Se você percebe as qualidades de alguém, isso serve de incentivo para essa pessoa. Essa mudança de atitude pode ajudar a melhorar o seu relacionamento com os outros, permitindo-lhes saber que você os aprecia como são.

Liste as coisas boas que aconteceram durante o dia. Antes de dormir, lembre-se de tudo que aconteceu de bom no seu dia. Leva um minuto ou dois, muito pouco para ter um sono mais tranquilo e feliz.


A gratidão é o único tesouro dos humildes. - William Shakespeare

As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. - Epicuro



Eu fico por aqui...
Até o próximo post!
Abraço,
Paulo Boaventura

Meu Blog, Canal e Diário...

Por inúmeras vezes, pensei em criar algo mais amplo do que apenas palavras. Algo que pudesse transformar o pensamento em ações, não só minhas mas dos outros. Contudo, não tive coragem...
Mas o pensamento ainda ficou fixo, de que seria bem aproveitado por mim e pelos demais sobre tal fato.
Pensei, re-pensei e nada fiz, confesso...

Colocar a cara a tapa, de graça?!
Mas, perae... Não colocamos a cara, quase sempre para tudo o que fazemos? (Pensei)
Por que não atravessar essa reflexão e colocar ela publica a todos.
Pois bem, estou aqui e você ai. E estou pronto, para dialogarmos dignamente sobre tudo o que quiseres.
Estou re-inaugurando este blog com o proposito de criar algo novo e que possamos refletir sobre aspectos interessantes sobre a vida que temos. O que temos de comum, nada ou quase nada?!
Isto é, a vida pode ser compartilhada? Podemos fazer algo novo na vida de alguém, que não conhecemos?
Espero que sim! Com isto, espero que esta nova fase para mim e para você seja bem produtiva!

Neste re-começo, coloco uma re-flexão: Gratidão
No post posterior, irei relatar sobre a Gratidão vs Felicidade e seu contexto em nossas vidas.

Espero que goste!
Paulo Boaventura